blog

Imagem do post destaque

A Semeadura pode definir o sucesso da Lavoura!

19 de junho de 2023

Muitos fatores devem ser levados em consideração, para decidir o momento correto de realizar a semeadura das culturas em sua propriedade. Dentre estes fatores as condições climáticas, o manejo de plantas daninhas e a janela do zoneamento agrícola, podem ser razões para o atraso da semeadura. Com menos tempo para realizar as operações, algumas boas práticas podem ficar de lado. Ao não serem seguidas à risca, prejudicam o resultado final da lavoura, é o caso da velocidade e profundidade ideal de semeadura. Na cultura do trigo, segundo experimentos realizados pela Biotrigo, esses valores são de 4 a 6 km/h, no caso da velocidade recomendada, e de 3 a 5 cm, em relação à profundidade ideal da semente. 

 

Qual a velocidade recomendada para semeadura da cultura do trigo? 

 

A velocidade de semeadura para a cultura do trigo, está diretamente relacionada ao tipo de semeadora utilizada. As semeadoras comumente encontradas, são do tipo fluxo contínuo, o qual apresenta um sistema de distribuição de sementes através de rotores acanalados helicoidais, que distribuem as sementes de forma contínua, diferentemente das semeadoras de precisão (à vácuo), que distribuem as sementes individualizadas. Para as de fluxo contínuo, a velocidade ideal de deslocamento é de 4 a 6 km/h, pois ela precisa realizar a abertura de sulcos no solo, dosar as sementes que serão distribuídas, depositá-las nos sulcos abertos, cobrir as sementes distribuídas e fixar uma camada de solo em volta delas, além de aplicar e incorporar os fertilizantes. 

 

Quais as consequências na ocorrência de plantar com velocidade superiores e inferiores ao recomendado? 

 

A velocidade inferior ao recomendado (< 4 km/h), não resultará em problemas no estabelecimento da cultura, porém impactará negativamente no rendimento operacional da máquina, gerando atrasos na semeadura. Por outro lado, velocidades acima do ideal (> 6 km/h), podem impactar significativamente no estabelecimento da cultura do trigo. 

 

A Biotrigo, desenvolveu na safra de 2020, um experimento com um de seus cultivares para verificar o efeito da velocidade de semeadura, no estabelecimento e na produtividade do trigo. Nesse trabalho, foi possível verificar que houve perdas significativas de população, conforme aumento da velocidade de semeadura. As velocidades de 4 a 6 km/h, foram as que apresentaram os melhores estabelecimentos, por outro lado, as velocidades de 11 a 14 km/h foram as que tiveram o pior estabelecimento. 

 

— Qual a profundidade ideal de semeadura para a cultura do trigo? 

 

De acordo com a literatura, a profundidade ideal de semeadura é de 3 a 5 cm. Nessas profundidades, a semente inicia a germinação e a plântula emerge, sem ocasionar desuniformidade no estabelecimento do trigo. 

 

— Quais as consequências no estabelecimento da cultura ao semear com profundidades superiores ou inferiores ao indicado? 

 

Profundidades de semeadura acima do ideal, podem ocasionar na perda da população e prejudicar o estabelecimento da cultura. Por outro lado, profundidades muito altas (< 3 cm), também podem resultar em perda de população, devido à falta de água, já que a superfície séca de forma rápida por causa do vento e da temperatura. Além disso, a temperatura na superfície pode estar acima do ideal, fator que poderia provocar desuniformidade na germinação e emergência das plântulas.

 

A Biotrigo, desenvolveu, nas safras de 2020 e 2021, experimentos com dois genótipos distintos. Neles, foi verificado o efeito da profundidade de semeadura na produtividade e PH do trigo. Os resultados do trabalho, nos permitiram constatar perdas em rendimento, conforme a profundidade de semeadura aumentava. Em ambos os genótipos, a profundidade de 4 cm foi a que apresentou a melhor produtividade. A pior foi vista na profundidade de 6 cm. 

 

A cada safra novos desafios, e nem sempre o planejado é o que o produtor consegue executar a campo, pois fatores não controláveis fazem parte do dia a dia. Entretanto, as decisões tomadas afetam diretamente o potencial produtivo da lavoura. É preciso manter a velocidade e profundidade recomendadas, pois existe uma taxa de 10 a 15% de perda em áreas semeadas fora do padrão mencionado.  Isso significa maior produção e lucro para o produtor. Uma safra de sucesso começa com uma boa semeadura e uma semente de alta qualidade.

Acesse aqui nosso portfólio.

 

Fonte: Biotrigo

Saiba nossas principais novidades em primeira mão